domingo, 23 de julho de 2023

Arte Gráfica por Nicotye Samayualie, de Cape Dorset

Recentemente consagrada em exposições e galerias, esta printmaker inuit dos Estúdios Kinngait nasceu em 1983, em Cape Dorset, na ilha ártica canadiana de Baffin, quase à entrada da Baía de Hudson.

Cape Dorset, no arquipélago Ártico, a 64°14' N.

Um Centro Cultural muito activo, numa ilha enorme de pequenas aldeias inuit.


Já aqui referi outros artistas da gravura de Cape Dorset, como Ningeokuluk Teevee, Tim Pitsiulak ou Kavavaow Mannomee.

Nicotye Samayualie representa frequentemente texturas que observa ou motivos repetidos que criam o seu próprio padrão. Por exemplo, gostou muito de juntar botões de diferentes cores e feitios, ou seixos; ou das texturas geológicas do território onde vive. Agrada-me muito mais esta sensibilidade naïve do que o exibicionismo extravagante da arte modernaça reinante.

 
Arctic Flowers
 
Grave

Zona rochosa à volta do rio

 
Pedras em forma de coração negro. 
 
Spy Eye
 
À sua maneira, Samayualie é uma grande paisagista do Ártico.
 
Autumn

Spring



2 comentários:

Virginia disse...

Muito interessante esta Arte naive. Ainda bem que continua a escrever aqui. De vez em quando bebo este caldo de cultura, sempre diferente e original. Um bom resto de domingo.

Mário R. Gonçalves disse...

Olá, Virgínia, também de vez em quando vejo o que vai escrevendo no Cores em Movimento. Não tenho capacidade para comentar as suas memórias e a vida em família, mas gosto muito das fotografias que lá publica - da praia, do Botânico... reconheço a sua grande coragem em manter entusiasmo na vida, Virgínia, oxalá possa continuar a disfrutar de bons momentos. Por agora, bom Agosto, que para si não será nada 'silly season' ;)