sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A boa música baixa o colesterol !!!

Parece "silly season", mas não: um estudo de uma equipa médica coordenada por Michael Miller, director do Center for Preventive Cardiology da Universidade do Maryland, descobriu que o diâmetro dos vasos sanguíneos se dilatava 26% em voluntários que ouviam música "agradável". Segundo Miller, a música clássica faz libertar ácido nítrico no corpo do ouvinte, reduzindo os coágulos e o LDL, o colesterol relacionado com ataques cardíacos.


“O efeito na corrente sanguínea dura apenas alguns segundos, mas o efeito cumulativo da audição diária de 30m de música que dá bem estar é duradouro em todas as idades."

Miller também alerta para que "ouvir música stressante, que para a maioria dos voluntários incluia heavy metal e rap, pode encolher os vasos sanguíneos 6%" - o efeito equivalente a comer um enorme hamburguer!

Daí o aviso: os pais devem evitar ouvir a música dos filhos teenagers se ela os irrita - pois terá o mesmo efeito que ser fumador passivo!

Estudo publicado no The Times aqui. Também citado no Nouvel Observateur aqui.

3 comentários :

Gi disse...

Alguém um dia talvez explique porque ouvimos nós todos na adolescência música que os nossos pais detestam e mais tarde passamos a detestar o (mesmo) tipo de música que os nossos filhos ouvem.

Mário disse...

Ou, virando o bico ao prego: porque destestamos, na adolescência, a música que os nossos pais ouvem, e mais tarde aprendemos a gostar dela ?

Gi disse...

Hehe, nessa não me revejo, Mário.