sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Birdsong, finalmente



Só agora tive oportunidade de ver a mini-série de 2 episódios para a BBC-TV "Birdsong", baseado num romance histórico de Sebastian Faulks.

O melhor e o pior do estilo BBC num só filme: actores impecáveis, bem dirigidos, que constroem as suas personalidades com espantosa autenticidade; enredos fluentes, sem aborrecer nem sobressaltar; cenários ricos e bem documentados. Por outro lado, um estilo anémico e quase escolar, de manual, que os torna todos semelhantes, privados de alma e de espanto, quase tudo vagamente expectável ou amenamente inesperado. Parece que tiram o sangue e alma às obras literárias, como uma versão em "abridged english for beginners". Está lá o "essencial" , dir-se-á, mas é o essencial da historinha - faltam os exageros, destemperos, desequilíbrios, brutalidades ou mesmo chatezas próprios de uma obra literária. Falta chama.

Mas gostei muito de ver, foi um bom entertainment para duas noites de mau tempo, e há sem dúvida rasgos de humanidade em desespero (1ª grande guerra) de grande sensibilidade, bem narrados e enquadrados, momentos de beleza cinematográfica q.b.; in the end, a beleza cinematográfica de um estagiário competente com bom gosto.

Por cá, enfim, nem isso.


(obrigado, Cor em Movimento ! )

2 comentários:

Virginia disse...

Também senti isso em parte, quando vi.mas não cnhecia o livro, de modo que talvez tenha imaginado emoções que não existem realmente no filme. Gostei muito, sobretudo da realização e performances, mas concordo com algumas observações que faz.

Mas a BBC deixa-me sempre satisfeita....assim como mutas das séries da HBO que agora rareiam,. Que saudades do Six Feet Under, uma das melhores que vi em toda a história da TV!!

Bom fim de semana!

Mel disse...

Concordo, apesar de tudo gostei muito da série! Queria ler o livro se alguém me puder enviar a versão electrónica agradecia. mel-3011@hotmail.com
Obrigada*