sábado, 14 de março de 2015

Também decreto sanções a dois russos: Anna e Valery.


Pois é, por muito bons músicos que sejam Valery Gergiev e Anna Netrebko, têm mostrado uma sabujice rasteira  para com Putin e o seu regime. Pensei que ia ser capaz de resistir, colocando a música acima "dessas coisas"; mas chega um momento em que dá vómitos.


Tem sido sempre assim. E contudo Nova Iorque aplaude-os com entusiasmo.
Estou com o 'vadio' ucraniano que subiu ao palco do MET em protesto. Foi o melhor momento da noite.

Por muito que me custe, adeus, Gergiev, que bem diriges, e que falta de carácter. Adeus, Anna, até nem cantas mal, tenho discos teus, mas és tão fútil... e escolhes muito mal os amigos.

E viva a Ucrânia, livre e europeia !

---------------------------

Já agora, não resisto a colocar aqui a interpretação musical do ano. Agradeço à banda militar egípcia ter envergonhado o ilustre visitante Vladimort com um genial hino à Rússia. Sublime sentido de humor ...



Se o exemplo se propagasse, talvez o homem não saísse mais de casa. Era bem feito.

----------------------
Não quero terminar com esta cacofonia. Posta a Netrebko de fora, quem é a melhor soprano actual ? A minha escolha é Diana Damrau, que me deslumbrou com a Raínha da Noite da Flauta Mágica; a voz é muito mais límpida, elástica e articulada que a da Netrebko, os agudos muito mais firmes e arrojados - só é menos encorpada, em registos mais baixos. Mas fosse lá a preferida de Putin fazer isto assim tão bem:

Que voz, Diana.

3 comentários :

Gi disse...

Percebo-o, Mário.
Essas fotos, contudo, já são antigas, não? Sabe se hoje os dois ainda apoiam o chefe?

Mário Gonçalves disse...

Sim, as fotos têm 2 anos, mas Gergiev (que apoiou Putin nas eleições) nunca se demarcou, e tem sido confrontado com esse apoio, como ainda há pouco em Munique. A Netrebko conseguiu fazer pior: apareceu em público muito recentemente com o líder separatista russo Tsaryov, em apoio a Donetsk.

Mário Gonçalves disse...

Tsaryov e Netrebko com a bandeira separatista:

http://img.rt.com/files/news/34/01/70/00/19.si.jpg