Por falar de filmes de animação, a este senhor devemos, muitas vezes sem dar conta, as paisagens de fundo dos bons velhos tempos da Disney - Arte com A grande. Era ele, mais que os animadores, quem criava os belos cenários de fantasia que nos marcavam os sonhos para sempre.
Eyvind Earle (1916-2000) nasceu em Nova Iorque, e começou a carreira aos 10 anos, quando o pai o obrigou a escolher: - ou lês todos os dias 50 páginas de um livro, ou fazes uma pintura.
Aos 14 anos expôs em França (Ascain), aos 21 atravessou o país de bicicleta desde Hollywood até Nova Iorque e pelo caminho pintou 42 aguarelas. Dois anos depois, em 1939, o Metropolitan Museum of Art (MET) comprou-lhe uma aguarela para a colecção permanenete.
Em 1951 Earle ingressou nos Estúdios Disney como assistente para pintura de fundos. Colaborou no Peter Pan e n' A Princesa e o Vadio (Lady and the Tramp), e concebeu o estilo, os fundos e as cores para a Bela Adormecida (Sleeping Beauty), inspirado pela estética medieval.
Em 1966 regressou à actividade de pintor a tempo inteiro, sobretudo óleos, aguarelas e serigrafias, mas também ilustrações para livros, bilhetes postais, cartazes. Muitas das suas obras nunca foram expostas em público.
'Peter Pan'
A Ilha do Nunca
'A Bela Adormecida'
Foi o melhor trabalho de Earle para a Disney:
A floresta - neste filme, Earle previlegiou a verticalidade
O dragão dos nossos pesadelos
O combate
O melhor Disney de sempre
'A Princesa e o Vadio'
Obras de autor
Big Sur coastline 2, 1989.
Cattle country, 1983 - as primeiras 'árvores fractais' !
Coastal magic, 1993 - evidente a influência da arte Japonesa
A swirl of fog, 1976.
Spruce, redwood and pine, 1988.
Land of midnite sun, 1983
Two wild horses, 1998
Rain shower, 1985.
Central Park, 1983.
Mais (muito mais) na página online do autor,
http://www.eyvindearle.com/
e na WikiArt:
http://www.wikiart.org/en/search/edvind%20earle/1
1 comentário:
O que eu aprendo neste blogue! Tenho de ir visitar essa página... Obrigada, Mário.
Enviar um comentário