segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Demonstração da incontornável magnificência de Roma


De Roma conheço apenas um roteiro rápido, mais ou menos digest - estive lá ao todo 13 dias, Roma precisa de meses. Por mais vias, viales, piazzas e piazzettas que tenha percorrido, por mais que me desvie dos lugares comuns e procure recantos, é sempre uma visita fugaz. Provavelmente é a mais linda capital do mundo, certamente a mais gloriosa.

Fica aqui uma dúzia de 'postais' entre milhões de escolhas possíveis; e as palavras de alguns ilustres visitantes retiradas do livro "A Journey to Rome", ed. Palombi.


Cá estou finalmente em Roma, tranquilo e, ao que parece, apaziguado para o resto da minha vida... Todos os meus sonhos de juventude, vejo-os agora ao vivo; onde quer que vá encontro conhecimentos antigos num mundo novo.
                                                                                                         Goethe



Estou sempre a ser relembrado do "luxo estético", como já lhe chamei, de viver em Roma... O ar de Roma tem uma carga de elixir, a taça de Roma está aromatizada com alguma gota insidiosa...
                                                                                 H. James


Nada é medíocre, comum ou vulgar; não há rua ou edifício que não tenha carácter próprio, um carácter nítido e forte. Nenhuma regra uniforme e restritiva veio nivelar e disciplinar estes casarões.
                                                                                    Taine




Onde quer que se vá, onde quer que se pare, panoramas de todos os tipos se nos abrem: palácios e ruínas, jardins e baldios, horizontes distantes ou amontoados, pequenas casas, arcos triunfais e colunas, e tudo em tal proximidade que se poderia reproduzir numa só folha.                                                                                                                                            Goethe




Da mesa onde escrevo, vejo três quartos de Roma e à minha frente no outro lado da cidade a cúpula de S. Pedro ergue-se majestosa. Nada na Terra se compara a este espectáculo.
                                          Stendhal


Sabedoria e Arte.

Causarum cognitio, fresco de Rafael (Stanza de la Signatura): o conhecimento das coisas.

Numine Afflatur, idem: música e poesia, inspiração divina.


E la notte...





E agora os nossos olhos espantados tentam perceber como tanta História, tanta glória, pode estar contida em tão pequeno espaço, esta ilhota elevada de entre um amontoado de casebres em mau estado, uma colina de terra não maior que uma aldeiazita empoleirada entre dois vales.            
                                                                             Zola


Não se consegue dizer adeus a Roma.


0 comentários :

Enviar um comentário