sexta-feira, 26 de abril de 2019

death? mmm well ... deal !


                                  de Ron Padgett

The Death Deal

Ever since that moment
when it first occurred
to me that I would die
(like everyone on earth!)
I struggled against
this eventuality, but
never thought of
how I’d die, exactly,
until around thirty
I made a mental list:
hit by car, shot
in head by random ricochet,
crushed beneath boulder,
victim of gas explosion,
head banged hard
in fall from ladder,
vaporized in plane crash,
dwindling away with cancer,
and so on. I tried to think
of which I’d take
if given the choice,
and came up time
and again with He died
in his sleep.
Now that I’m officially old,
though deep inside not
old officially or otherwise,
I’m oddly almost cheered
by the thought
that I might find out
in the not too distant future.
Now for lunch.


                               O Contrato da Morte

                               Desde aquele momento
                               primeiro em que me ocorreu
                               que viria a morrer
                               (como todos neste mundo!)
                               tenho lutado contra
                               essa eventualidade, mas
                               nunca pensei em como
                               virei a morrer, exactamente,
                               até que cerca dos trinta
                               fiz uma lista mental:
                               pancada de um carro, um tiro
                               na cabeça por ricochete,
                               esmagado sob calhau,
                               vítima de explosão,
                               cabeça gravemente aberta
                               ao resvalar na escada,
                               vaporizado em queda de avião,
                               definhando com cancro,
                               e assim. Tentei pensar
                               qual delas escolhia
                               se pudesse optar,
                               e concluí, uma
                               e outra vez, por Morreu
                               durante o sono.
                               Agora que oficialmente estou velho,
                               embora lá no fundo não,
                               oficialmente ou de outro modo,
                               sinto quase uma estranha alegria
                               ao considerar
                               que talvez descubra
                               num futuro não muito distante.
                               Agora quanto ao almoço.



Flame Name

I saw my name in boldface type
lying on the ground among the orange and yellow leaves
I had placed there to simulate autumn,
but someone else had placed my name there
and set fire to its edges.
The effect was lovely.
This was not, by the way,
a dream. It was also not
something that really happened,
I made it up, so I could
set my name on fire
for a moment.



Nome em chamas

         Vi o meu nome em tipo negrito
         no chão, entre folhas laranja e amarelas
         que lá tinha posto para simular o Outono,
         mas alguém lá foi por o meu nome
         e deitou fogo às margens.
         O efeito foi bonito.
         Isto não foi, já agora,
         um sonho. Também não foi
         coisa que aconteceu realmente.
         Inventei tudo, só para poder
         deitar fogo ao meu nome
         por momentos.



Poesia masculina e idosa. Provavelmente não será muito popular, este artigo.


1 comentário:

Virginia disse...



Não está sozinho, Mário.

Tambem me pergunto sobre o meu fim, desde que vi o meu ex-marido ir-se assim quase dum dia para o outro. Gosto de poemas leves e o primeiro , com o seu toque de ironia, atraiu-me. First things first!