sexta-feira, 19 de abril de 2019

'Stabat Mater' com Rowan Pierce e Iestyn Davies na CdM


Este foi decididamente um bom início de Abril na Casa da Música. Depois da excelente 9ª de Schubert por Douglas Boyd, agora foi a vez do Stabat Mater de Pergolesi sublimemente interpretado por Rowan Pierce, soprano, Iestyn Davies, contratenor, e a orquestra barroca dirigida por Laurence Cummnings ao seu melhor nível. Pode ter havido um ou outro dsacerto, em particular do contratenor, e pode ser uma pena um efectivo orquestral tão reduzido ao mínimo; nem por isso deixa de ter sido uma belíssima noite de canto sacro.

Rowan Pierce tem um timbre bonito e uma voz bem sólida, e executou com brio todas as árias, transmitindo a trágica solenidade do texto. Parece-me que tem uma bela carreira pela frente. Iestyn Davies, de York, deu prova de invulgar expressividade para um contratenor; os duetos com Rowan sairam muito bons.

Tive a sorte de, no final, obter da parte dos dois uma simpática assinatura no meu programa; não é coisa que costume procurar, mas estavam ambos, depois do concerto, perto de mim no Bar dos Artistas e não resisti. Obrigado pela simpatia, Rowan e Iestyn.


Fomos brindados, no encore, com um dueto da Esther de Handel. Como não encontro nenhum vídeo de Rowan nestas obras, deixo aqui ficar outra ária de Handel em que a soprano dialoga com a trompete.



-----------------------------
Agora na Casa da Música só Widman, dia 3 de Maio, no clarinete de Mozart. Infelizmente, no resto de Abril reina Ligeti. Vou passear à beira-mar.


Sem comentários: