terça-feira, 28 de janeiro de 2020

'Among the Trees', na Hayward Gallery - Árvores que inspiram Arte


Quem aqui vem já se deu conta da minha simpatia pelas árvores, pela floresta, seja na Natureza, na Poesia ou noutras formas de arte. Não sou militante, mas agrada-me intensamente a florestação, gostaria de a ver processada rapidamente e em força. Já recentemente aqui divulguei artistas que se exprimem sobre o tema das 'árvores', num artigo da revista Art North.

Está agora na (muito feia) Hayward Gallery de Londres uma exposição sobre a temática da floresta, da importância das árvores na nossa vida. Obras que revelam criatividade e talento artístico como eu gosto - previlegiando a expressão da harmonia e o gosto pela beleza.

Mariele Neudecker, And Then the World Changed Colour: Breathing Yellow


Floresta tropical, selva japonesa, pomares de oliveiras, bosques escandinavos, uma floresta subterrânea... A exposição vai coincidir com o 50º "Dia da Terra".

Giuseppe Penone, Árvore Porta-Cedro.



Abel RodrÍguez, Terraza Alta II.

Myoung Ho Lee, Tree... #2
Ho Lee enquadra as árvores na sua paisagem, colocando um painel branco de fundo.

Ugo Rondinone, Wind Moon
A escultura de Rondinone é uma árvore de alumínio com 6 metros, esmaltada, segundo uma oliveira de 2 000 anos no sul de Itália.

Este tema é também uma oportunidade para reflectir sobre a passagem do tempo, as mudanças sasonais, e uma duração de vida que execede largamente a nossa - a árvore como condensação do tempo.
Rachel Sussman, Spruce Gran Picea.
A foto de Rachel Sussman mostra a 'árvore mais antiga do mundo', um tronco rastejante de  9 500 anos em Dalarna, Suécia - baptizado Old Tjikko. O tronco erguido é recente (50 anos) mas brotou do Old Tjikko.

Jennifer Steinkamp, Blind Eye 1

---------------------------------------
Até 17 de Maio.


Sem comentários: