quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Exposição 'Ultima Thule' de Lucy Woodley - An Tobar, Tobermory


Tobermory é a povoação mais importante da ilha de Mull, nas Hébridas.


É uma cidadezita portuária que nasceu em banda ao longo da faixa costeira; sendo Mull uma ilha separada por um canal de mar da costa escocesa, só se lá chega de ferry ou avião (pequeno e raro); isso não impediu que exercesse forte atracção turística, pelo colorido das casas na marginal e pelo pitoresco da paisagem; uma comunidade de artistas fundou lá, numa antiga escola victoriana, a An Tobar Gallery, que oferece uma agenda de exposições, concertos, palestras e simples convívio no café com vista excepcional.

An Tobar Gallery / Comar


É nesta Galeria que está uma exposição da escocesa Lucy Woodley intitulada 'Ultima Thule' ; foi o título que me chamou a atenção, embora afinal a exposição foque as migrações como fenómeno intemporal. Ligar migrações com Ultima Thule pode ser interessante, e as obras também merecem ser vistas; sobre o conteúdo politizado não me vou demorar, é polémico e a Arte deve ser polémica.


Lucy estudou em Aberdeen, onde se dedicou a joalharia. Aprendeu a utilizar prata e ouro, materiais que também usa nas esculturas.


Lucy passou a infância numa aldeia piscatória; talvez daí venha a presença de barcos e pequenos peixes na obra exposta.


"Ultima Thule, é a minha maneira de explorar os temas à volta da migração, a esperança e a tre+pidação que vem com qualquer jornada que atravesse territórios conhecidos e desconhecidos."
[Lucy Woodley 2019]

Precious cargo





Sem comentários: