sexta-feira, 1 de maio de 2020

Exposição: Cy Twombly e as Quatro Estações na Tate


Se não podemos ir à Tate, vem a Tate até nós. Triste remedeio, mas é o que se pode nestes dias para ver arte, e Cy Twombly é uma revelação gratificante.

Quattro Stagioni é um ciclo de quatro pinturas começado em 1993 no estúdio de Twombly em Bassano, a norte de Roma. Nascido na Virginia, USA, Twombly foi residir para Itália em 1957, viajando muito à volta do Mediterrâneo.

               I. Primavera

Cores fortes evocam o brilho da luz mediterrânica. Fragmentos curvos como barcos, são atravessados por dedadas - pessoas ou reflexos na água? O sol nas brilha nas embarcações em pinceladas de amarelo.

               II. Estate

Sobre fragmentos de texto cobertos de branco creme, no Verão predomina o amarelo, as manchas dos 'barcos' quase irreconhecíveis (como se a luz encandeasse) estão mais dispersas na horizontal, e com longos reflexos luminosos brancos e amarelos na água. Monet mais uma vez parece andar por aqui.

               III. Autunno

Cores intensas e pesadas, manchas indefinidas, mais verticalidade - cachos ou vinho que escorre, em diálogo com traços vermelhos horizontais. A ideia da série começou aqui, com as vindimas em Bassano; talvez o olhar deva começar pelo Outono, já houve uma exposição anterior assim. Verdes, vermelhos, castanhos e violeta na margem esquerda, movimento lateral no centro. Sugestão de sangue, também.

              IV. Inverno

Silhuetas - os 'barcos' - de negro carregado e acumulados uns contra os outros,  no lado direito, com pinceladas de verde como agulhas de pinheiro, descem para o reflexo do sol, mesmo que a atmosfera seja de neblina. A mancha dos barcos é equilibrada no canto inferior esquerdo por uma mancha escura. Rastos em diagonal sugerem movimento. Frio e vento são também sugeridos. Belíssimo, este Inverno.

A obra completa

A terminar, mostro uma série anterior de Twombly, Untitled (1988), onde reflexos esverdeados nas águas de um charco  já evidenciavam o culto de Monet e dos seus famosos quadros aquáticos.


--------------------------------

Cy Twombly (1928 – 2011)

Bassano, a nor/nordeste de Pádua e Veneza. Claro que inspira.


Bom regresso ao ar livre !


Sem comentários: