Melhor ou pior, algumas das encomendas foram chegando a conta-gotas nos meses de confinamento. Vou só dar destaque às melhores.
CDs
Stephen Hough, concertos para piano de Brahms, com a Orquestra Mozart de Salzburg. Um marco ! Excepcional interpretação, fulminante de vitalidade. Vídeo promocional:
Grigory Sokolov, Beethoven e Brahms
Uma colectânea gravada ao vivo, com tosses e ruídos - autêntica mas por vezes incómoda. Sokolov também não está sempre na melhor forma: excelente em Beethoven e nos encores (Rameau), menos bem em Brahms.
Paixão segundo S Mateus de Stephen Cleobury com a Academy of Ancient Music, em Cambridge
'Wir setzen uns', coro de rapazes a reverberar em King's College.
Uma leitura singela e despretensiosa mas muito cuidada, executada com primorosas vozes e orquestra. Não há 'paixão' nesta Passio, mas há muita contenção e sofisticação, uma leitura digamos amável e cristalina.
Ainda assim, Harnoncourt fez melhor.
John Helmich Roman, Drottingholmmusik
Ensemble 1700 Lund
Fantástica obra, fantástica gravação, quem diria, de um compositor barroco sueco. Começo por dar os parabéns ao Ensemble de Lund, que não conhecia, e que faz justiça à bela cidade. A música de Roman (1747) é uma surpreendente festa barroca, muito ao estilo de Handel; mas não é de todo imitação - antecede os Royal Fireworks. Para dias de Verão.
Carolyn Sampson canta Mozart
A soprano de voz poderosa e firme, sem vibrato como convém, na sua melhor forma.
Messa di gloria, Puccini
Antonio Pappano, LSO, Alagna, Hampson
Bela gravação de uma obra pouco conhecida, injustamente. A audição mais parece operática, como se Puccini se tivesse deixado levar pelas convenções liricas; mas não, ele só se converteu à ópera anos mais tarde, esta é uma obra de juventude, talvez a primeira, aos 18 anos ! Portanto é isso sim premonitória das obras que estavam para vir. Muito impulsiva e celebratória - uma Missa surpreendente.
The Boy, The Mole, The Fox and The Horse
Charlie Mackesy
The Greengage Summer, Rumer Golden
Livrinho de 1958, um clássico romance na Champagne francesa, junto ao Marne.
A Pintora das Plantas, Martin Davies
Uma história palpitante de peripécias na procura de uma ave misteriosamente desaparecida em 1774 nos Mares do Sul.
A Máquina Pára, e outros contos
E M Forster
Mais para o Verão, os contos fantásticos de Forster na Antígona, em bom português ! (atracção, etc.)
Coisas boas, para compensar.
https://www.facebook.com/royaloperahouse/videos/262107601807756/?v=262107601807756¬if_id=1590775502077846¬if_t=live_video
Sem comentários:
Enviar um comentário