Uma nova Emma Kirkby
A soprano Maria Cristina KIEHR, que já esteve em Lisboa no CCB, é uma voz actualmente sem igual no reportório da música antiga – renascentista e barroca , fazendo lembrar a Emma Kirkby dos melhores anos. De facto faz “concorrência” aos contratenores masculinos, situando-se no mesmo registo mas com mais pureza, naturalidade, maleabilidade e fluência.
Händel: Se impassibile, immortale (La Resurrezione)
Se impassibile, immortale
Sei risorto, oh Sole amato,
deh fa ancor chogni mortale
teco sorga dal peccato!
Extraordinária agora no Ho un non so:
Händel: Ho un non so che nel cor (La Resurrezione)
Ho un non so che nel cor,
Che in vece di dolor,
Gioia mi chiede.
Ma il core, uso a temer
Le voci del piacer,
Onon intende ancor,
Oinganno di pensier
Forse le crede.
Felix Mendelssohn
"Jerusalem" (Paulus)
Deutsche Kammerphilharmonie Bremen
Maria Cristina Kiehr é argentina, descendente de dinamarqueses.
Aos 17 anos descobriu a sua voz espantosa de soprano, e a sua predilecção pela música barroca. Em 1983, veio para a Europa,para a Schola Cantorum Basiliensis, e estudou com René Jacobs.
Tem já uma longa carreira de concertos e gravações de música antiga, e inclusivamente criou agrupamentos musicais.
A sua voz é suave e angelical, mas ágil e muito expressiva, adequada como poucas à música barroca.
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3 comentários:
Ela é muito boa. Ouvi-a há uns anos, tanto no CCB como na Gulbenkian. Tenho saudades de um recital dela.
Uma boa noite, Moura Aveirense
A Kiehr tem uma voz belíssima e muito precisa, o que é revelador de uma técnica de nível superior. Realmente a voz é comparável a contra-tenor, se bem que, por ser mulher, fica bem mais confortável no registo o que torna o som mais "natural", pelo menos para os nossos ouvidos humanos.
Voz muito bonita, vou tentar ouvi-la mais.
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