terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sibelius, nascido a 8 de Dezembro

Jean Sibelius, o grande compositor de sinfonias do Norte, nasceu a 8 de dezembro de 1865, de uma família que falava sueco, numa aldeia que pertencia então ao império russo localizada na actual Finlândia. Talvez este caldo cultural tenha favorecido a veia criativa de Sibelius, que foi um nacionalista convicto - pela independência da Karelia, região fronteiriça entre a Rússia, a Suécia e a Finlândia.

Inspirado pela famosa natureza de lagos e florestas, muita neve e gelo, compôs 7 sinfonias coloridas e impressionistas, um excelente concerto para violino, canções e outras obras sinfónicas e de câmara.

Durante muito tempo Colin Davis reinou como mestre incontestável em Sibelius; actualmente a referência são os maestros nórdicos. Cá vai o finale da 5ª sinfonia pela Orquestra da Rádio Sueca, dirigida por Esa-Pekka Salonen. Magnífica sonoridade.

2 comentários :

Fernando Vasconcelos disse...

Magnifico sem dúvida. Eu até gosto muito de Sibelius, não partilho nada aquelas visões menos favoráveis de alguns musicólogos (é verdade que passaram agora um pouco de moda ...)

Mário disse...

Sim, os radicais wagnerianos e a escola de Adorno desprezam Sibelius. Deixá-los.

Admiro nele a especial capacidade de construir ambientes com a paleta orquestral, numa riqueza de harmonias como mais ninguém fazia, e de usar dissonâncias para criar dramatismo; alguns dos "crescendos" também são fenomenais!

Enviar um comentário