sábado, 22 de janeiro de 2011

Arte Inuit: belos cestos !

Nas minhas deambulações pelo ártico na Net encontrei estes surpreendentes cestos, feitos em aldeias das ilhas árticas do Canadá - Baffin, Ellesmere, Cornwallis, Victoria - que são só por si todo um outro planeta, onde paisagens estranhas e deslumbrantes albergam povoações improváveis de pescadores e caçadores maioritariamente inuit.


Em breve hei de dar aqui conta dessas ilhas, algumas entre as maiores do planeta, onde a NASA achou por bem instalar bases experimentais para treinar a vida...em Marte! De facto, é na pequena e abandonada ilha de Devon que encontrou a paisagem terrestre mais parecida com o deserto marciano!

Mas os cestos, são uma beleza, não são?


cesto com pássaro

cesto com mergulhão

cesto com foca

cesto com pássaro

4 comentários :

humming disse...

São, sim senhor! :)

Mário disse...

:) Ena! ainda agora acabei de publicar....

Luísa disse...

São muito bonitos, sem dúvida. Um dia destes, o IKEA descobre-os (já tem uns parecidos) e, de repente, toda a gente pode ter um em casa.;p
Quando visito o seu blogue, fico entusiasmada porque recordo-me de que há muitas coisas verdadeiramente misteriosas pelo mundo fora. Às vez dou conta de que os países de que se fala nos jornais (excepto publicações especializadas em viagens)ou na televisão são sempre os mesmos, infeliz ou felizmente. Que percentagem de pessoas sabe, por exemplo, onde fica Yaoundé? Entre as pessoas que conheço, muito poucas. Há países, regiões, paisagens de que nunca se ouve falar, a menos que aconteça uma tragédia que, de repente, os ponha no mapa. E talvez seja melhor assim.
Gosto de saber que, mesmo com todas as facilidades de deslocação e comunicação que existem actualmente, ainda há por aí viagens de verdadeira aventura à minha espera.:)

Mário disse...

Verdade, Luísa, há ainda muito planeta para descobrir.

Já fui espreitar the white sponge e gostei, gostei muito, estou seguidor :)