segunda-feira, 5 de março de 2012

Magnetic Fields - peccatus meus

Confesso, eis uma das minhas fraquezas ! Gosto destes tipos... os Magnetic Fields são uma banda de culto de Nova Iorque , de estética bastante "retro" - cultivam o gosto pela melodia simples que entra no ouvido, vozes roucas ou mesmo desafinadas, instrumentos pobres - banjo, acordeão, ukelele... as letras são em geral histórias de amor tragi-cómicas, deprimidas mas irónicas, mas bem inventadas e trabalhadas.

O produto final, acho eu, é de uma beleza primordial. Não há aqui grande produção nem grande técnica. Não vende. Mas diz-nos qualquer coisa de pessoal e poético que nos mexe, como o antigo Leonard Cohen mexia. Embalamos naquelas "musiquinhas" quase de circo, quase de cabaret, e ficamos pendurados nas palavras bonitas e tristes, ou ridículas e bonitas.

Os Magnetic Fields são meio underground, têm um pequeno nicho de fans absolutos e "corporativos" - vão de terra em terra atrás deles, assistir a concertos sempre dados em pequenas salas mais ou menos íntimas - têm horror aos estádios e pavilhões.

Vêm à Casa da Música a 1 de Maio, e apesar de trazerem sintetizadores :( voltarão certamente a visitar os clássicos.

Asleep & Dreaming


Two kinds of people


Seduced and abandonned


Peço desculpa por este post atípico, vou já rezar 3 ave-marias e 10 pai-nossos para lavar o pecado :D

2 comentários:

Paulo disse...

Acho que não precisa de chegar a tanto :)

Gi disse...

Não fazem o meu género, mas ninguém é perfeito ;-)