quarta-feira, 13 de julho de 2016

Um precioso templo saxónico em Bradford-on-Avon.


Tenho tanto para mostrar e contar destas férias pelo oeste de Inglaterra que nem sei por onde começar, vai dar para dois meses...Vou tentar evitar os postais mais óbvios, e começo pelos arredores de Bath, num sitio onde não havia turistas quase nenhuns.

Wiltshire, Somerset, Gloucestershire - I

O rio Avon em Bradford.

Ponte do séc. XV com portagem.


Em Bradford-on-Avon, uma aldeiazita em encosta a descer para o rio Avon, fui encontrar uma das raras igrejas saxónicas que restam, de datação difícil como é hábito. Existia com certeza em 1120, mas uma carta do rei Æthelred II, da casa de Wessex, atribui o templo às freiras de Shaftesbury em 1001; é quase certo que já existia no inicio do séc. XI, mas pode ser bem mais antiga, de 700 DC.


É um dos templos mais completos e perfeitos que restam dessa época. Alta e estreita, de janelas pequenas, a igreja de St. Laurence é tipicamente anglo-saxónica: escura, despojada, no interior austero é visível apenas uma decoração de dois anjos que certamente teria sido mais extensa.

Um exemplar precioso da arquitectura inglesa do período anglo-saxónico.



É no interior que a elevada proporção da altura relativamente ao plano é mais impressionante.

Só com muita luz solar se consegue ver a decoração lá no alto.

Um dos anjos esculpidos.

Em Bradord-on-Avon há ainda outra curiosidade, anti-clerical: uma casa de 1538 onde funciona desde há pouco a loja maçónica !



Pronto, assim modestamente começaram as minhas aventuras pelas West Midlands de Inglaterra.

------------------
A seguir: A 'Lady Chapel' da catedral de Wells.

1 comentários :

Fanático_Um disse...

É sempre um enorme prazer e uma oportunidade de aprendizagem ler estes seus textos. Espero que as férias continuem a ser óptimas e com muitas revelações para nos mostrar.

Enviar um comentário