domingo, 23 de agosto de 2020

Álvaro Pirez, Alvaro di Piero ou Alvaro Portoghese


"Álvaro Pirez di Évora fu un pittore portoghese documentato in Toscana tra il 1410 e il 1434."

De português só tem o nome (*) e o ter nascido em Évora, por volta de 1370-1380; Álvaro Pirez radicou-se em Itália a partir de 1410, trabalhou em Pisa à volta de 1420, em Volterra (1423), a seguir em Lucca (1424). A sua obra encontra-se espalhada por cidades da Toscânia - Prato, Lucca, Pisa e Volterra, mas também em sítios tão diversos como Berna, Nova Iorque e o Lindenau Museum de Altenburg na Alemanha.

Mestre pintor com domínio e virtuosismo da composição clássica, da nitidez do desenho e da energia da cor, viveu no contexto da pintura italiana, na véspera do Renascimento. Sendo o primeiro pintor português de quem se conhecem obras, é sobretudo um artista de acentuada feição italiana. Foi há pouco a figura central de uma exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, que a pandemia me impediu de visitar.

http://www.museudearteantiga.pt/exposicoes/alvaro-pirez-devora

Está assim em curso uma revalorização de Álvaro Pirez, que no Renascimento foi esquecido, desdenhado por Vasari face a Giotto, Fra Angelico ou Ucello; Vasari refere Álvaro Pirez como Alvaro Piero di Portogallo, autor de muitas obras em Volterra e algumas em Lucca, e acha-o desinteressante, pois havia muito melhor.

Quem aqui vem já sabe que não sou crente em fé nenhuma. Esta arte vale pela intensa beleza intemporal, independente da mensagem ideológica que transporta e da qual nos podemos distanciar hoje sem deixar de valorizar a expressão estética dessa ideologia.

Dittico dell'Annunciazione, Galeria Nacional da Úmbria, Perugia (ca.1417-20)

Detalhe do Anjo.

Presentazione al Templo, MoMA de Nova Iorque

Santa Catarina de Alexandria, Museu de Belas Artes de Berna 

Arcangelo Michele

Santa Luzia, 1420



Links:
Pinacoteca Civica di Volterra

Galeria Nacional da Úmbria, Perugia
Catálogo de obras:
https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Alvaro_Pirez_d%27%C3%89vora?uselang=fr

----------------------------------------

(*) os muitos nomes, aliás: https://www.wikidata.org/wiki/Q10395841


Sem comentários: