quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Global Seed Vault: Previsões, catástrofes e bom senso - parte II


Situado numa ilha remota do arquipélago Svalbard (ou Spitzbergen), sob administração norueguesa, o Global Seed Vault - em português Cofre Global de Sementes - fica ao fundo de um túnel de 120 metros , furado através de rocha com temperatura natural de -6°C, no permafrost Ártico.

O Global Seed Vault protege variedades únicas de sementes como beringela, alface, cevada, batata, milho, arroz, trigo, feijão frade ou sorgo.

O Cofre consegue resistir a mísseis, pestes, tsunamis e terramotos.
Todas as nações foram convidadas pelo governo da Noruega (que financiou o projecto) a contribuir com sementes da sua região.

As sementes são armazenadas em envelopes de alumínio selados por calor, desenhados para uso militar, e depois colocadas em caixas seladas em prateleiras de metal numa câmara de segurança fechada à pressão. Cada pacote tem uma amostra de um tipo de semente, de cerca de 500 sementes, dependendo do seu tamanho. Continuam a pertencer à nação que as cedeu para o Cofre.

1 - Entrada
2 - Túnel, reforçado com anel de aço
3 - Gabinetes
4 - Cofres de sementes

Portas reforçadas a aço, câmaras com múltiplo sistema de fecho, monitorização por vídeo – e também :-) os temíveis ursos polares ! - fornecem protecção adicional. Mesmo em caso de falha de todos os sistemas, o permafrost da montanha onde está inserido garante temperaturas abaixo de -3.5º C , garantindo a conservação por alguns anos.

3 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

Muito interessante Mário. Não tinha conhecimento da existência deste cofre com tão precioso conteúdo.

Um abraço

Mário R. Gonçalves disse...

Obrigado pela visita.

Passam-se coisas fantásticas por aí de que ninguém sabe - hoje os media só ligam a escândalos e entertainment.

Mário R. Gonçalves disse...

Obrigado pela visita.

Passam-se coisas fantásticas por aí de que ninguém sabe - hoje os media só ligam a escândalos e entertainment.