sábado, 12 de setembro de 2009

A Passagem do Nordeste - uma epopeia nórdica (I)



A Passagem do Nordeste é a rota marítima ao longo da costa norte da Europa e Ásia , sobretudo costa ártica da Rússia, entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. A distância de São Petersburgo até Vladivostok pelo Mar do Norte é 14280 km, enquanto via Canal de Suez são 23200 km, e pelo cabo da Boa Esperança - 29400 km.


Ainda no séc XV, começaram e ser feitos estudos para encontrar um novo caminho marítimo para a Índia e a China. Muitos dos estudos procuravam uma passagem do Noroeste (pelo Norte do Canadá). Contudo, navegadores Ingleses, Holandeses e Russos procuravam umaPassagem do Nordeste navegando ao longo da costa ártica da Rússia.

Sabemos o que os portugueses conseguiram - o caminho pelo Cabo da Boa Esperança - mas é pouco conhecida a história das travessias pelo ártico russo. Os holandeses, sobretudo, queriam encontrar um caminho mais rápido que o português.

Nos anos 1550, barcos ingleses fizeram a primeira excursão séria para conhecer esta passagem. O navegador holandês Willem Barentz também tentou - e falhou - várias vezes. Os gelos do ártico fechavam a rota durante a maior parte do ano. Explorou contudo as costas e as ilhas da parte ocidental do mar do norte. Descobriu em 1596 as ilhas Svalbard e a ilha dos Ursos. Com o declínio do domínio dos mares pelos holandeses, a exploração ficou a cargo dos russos; em 1648 o pioneiro Semen Dezhnev aventurou-se num pequeno barco a explorar a parte oriental e provou a existência de um estreito entre a Ásia e a América; descobriu as ilhas Diomede, descreveu detalhadamente a região do Chukotka, e fundou a cidade de Anadyr. A sua expedição é um ponto alto da história russa, comparável aos feitos de Colombo.

O russo de origem dinamarquesa Vitus Bering também explorou a parte oriental da passagem , no sentido contrário, e descobriu muitas ilhas - o seu nome foi atribuído ao famoso estreito de mar entre os dois continentes.

O vapor Vega junto ao cabo Cheluskin

Mas a Passagem do Nordeste não foi conseguida por ninguém até o sueco Nils Nordenskjöld vencer o desafio no navio a vapor Vega em 1878. Partindo de Karlskrona em Junho, o Vega dobrou o Cabo Chelyuskin em Agosto, e depois de aprisionado no gelo ártico no fim de Setembro junto ao estreito de Bering, completou a travessia no verão seguinte. O navio tinha uma máquina de 60 cavalos, estava equipado com velas e a velocidade máxima era de 7 nós (cerca de 2 Km/h!).

A rota do Vega

Nos anos 1900, quebra-gelos russos conseguiam navegavar por étapes através da passagem, e nos anos 1930s a Rota do mar do Norte, uma estrada marítima, foi estabelecida pela USSR. Desde a 2ª grande guerra, a União Soviética manteve a rota aberta , criando portos ao longo da costa e explorando recursos mais no interior. A frota de quebra-gelos era ajudada por reconhecimento aéreo e por estações meteorológicas via rádio, conseguindo manter aberta a passagem de Junho a Outubro.

Nils Nordenskjöld e o Vega.

Obrigado Lastochka!

Medalha comemorativa da viagem de Nordenskjöld
(Continua)

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