'Ded Moroz', o Pai Natal, encontra-se com 'Chyskhaan', o Senhor do Inverno, na aldeia de Tomtor, Yakutia, Sibéria.
Na cultura eslava, o tradicional
Ded Moroz ("
Avô Gelo") equivale ao Pai Natal , mas com diferenças: não anda nem voa de trenó, antes caminha com uma longa vara mágica, e não diz "
Ho, ho, ho". Tem raízes em crenças pagãs, mas desde o séc XIX a lenda e os atributos foram "actualizados" para gostos mais modernos.
Chyskhaan é uma personagem do folclore da
Yakutia. O seu nome na linguagem
Sakha da Yakutia tem várias traduções, mas significa " Touro do Gelo ".
Chyskhaan e
Ded Moroz encontram-se no
Pólo do Frio, a aldeia de
Oymyakon, para distribuir o Inverno pelo mundo. Segundo a lenda de Chyskhaan:
"Chyskhaan existiu sempre. Tem a tarefa de manter o frio confinado a determinadas latitudes, altitudes e regiões. Mantém a pureza fria e gelada do Ártico e Antártico. NoYule, o dia mais curto e a noite mais longa, as gentes do Norte juntam-se para o saudar e oferecem-lhe prendas para que leve o frio embora e deixe o Sol regressar. Chyskhaan junta todas as prendas e redistribui-as aos mais necessitados, guardando para si o mínimo para a magia em que vai trabalhar nos próximos meses: mandar embora a Noite e trazer o Sol. Ao mesmo tempo, tem que controlar o degelo para evitar que as aldeias sejam inundadas. E tem de esconder sob a neve os intrumentos de magia para que pessoas mal intencionadas não as usem em seu proveito. "
YULE
Yule é um festival celebrado no Inverno entre os povos Germânicos, que foi progressivamente absorvido pelo Natal cristão. Era celebrado para pedir "uma estação fértil e pacífica" e consistia em ritos e sacrifícios a
Odin. Na tradição nórdica,
Yule começa com o tocar dos sinos na tarde de
julaften ("Véspera de Yule") em 24 de Dezembro, em que também levanta e se decora a árvore .
Curiosidade: no livro de J.K.Rowling "Harry Potter and the Goblet of Fire", há um "baile de YULE" no colégio de Hogwarts, ao anoitecer da noite de Natal.
Oymyakon, o Pólo do Frio
Oymyakon , na Sibéria oriental, a 63°15′N 143°9′E , é o local mais frio do hemisfério Norte e a povoação permanente mais fria do mundo. Se temperaturas de - 50º são frequentes no Pólo Norte e de -40º no Evereste, em Oymyakon o recorde foi atingido a 26 de Janeiro de 1926: - 71,2º C !
Temperatura amena em Oymyakon
Só na Antártida se registam temperaturas mais baixas - até agora o recorde absoluto está em −89.2 °C - mas na base russa de Vostok, que tem ocupação temporária.
O
Festival Internacional Pólo do Frio tem lugar anualmente em Tomtor, Oymyakon. Esta parte da Sibéria ficou tristemente para a História por ser o local de campos de "trabalho" - os GULAG - sob o regime de Estaline. Para construir a
estrada de Kolyma, “
estrada sobre ossos”, a maioria dos prisioneiros deu a vida em condições infra-humanas. Hei-de voltar ao assunto com um post sobre as "Cidades do Gulag" -
Yakutsk, Vorkuta e
Norilsk. Actualmente, apesar do frio e das ruínas industriais soviéticas , os povos da Sibéria lutam para conseguir condições de vida decentes, mais modernas, alegres e coloridas, reatando também com tradições e festividades.
Alguns
links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Yule
http://en.wikipedia.org/wiki/Ded_Moroz
http://www.yakutiatravel.com/eng/facts.htm