quinta-feira, 8 de abril de 2010

Francos ou Euros ?

Por aqui, os preços sâo frequentemente em CHF ou €. A Suíça sabe aproveitar o melhor dos dois mundos. Tudo caro, dinheiro a rodos. Nunca vi tantos Porsches, Bugattis, Ferraris e Maybachs pelas ruas. Mas para meu proveito o sistema de transportes (elétricos) é impecável e os museus...ai os museus! Tive de os visitar 2 vezes para conseguir absorver minimamente tanta arte. Hei de contar mais pormenores, mas só pela Kunsthaus e pelo Rietberg já vale a pena cá vir de propósito.

(Estou com uma trabalheira a escrever, por causa dos acentos e cedilhas)

Visitei Baden , banhos romanos, Rapperswil, lindo centro histórico com praça aberta para o lago, Konstanz, do lado alemão, elegante e airosa, mas o "coup de coeur" foi Stein-am-Rhein. Ficava lá uns dias. Uma Rathausplatz lindíssima que pede meças às piazzas italianas, com fachadas decoradas com frescos e muito trabalho de gesso e pedra e pequenas marquises suspensas, tudo em vários tons de pastel. Junto ao Reno, não podia ser melhor.

Outra surpresa de ficar de boca aberta foram as quedas de água do Reno - as Rheinfalls. São as maiores da Europa ( em largura e volume de água) e como tem chovido e começou o degelo, o caudal era assustador. O sítio estava cheio de turistas, e eu que não conhecia...a vista das quedas é possiveel de vários ângulos, alguns de BAIXO para cima ... conheço quem teve medo e não foi sentir o frisson...

Amanhã, os Mestres Cantores na Opernhaus. Estou a fazer leituras preparatórias. Agora vou jantar ao Hiltl, o meu preferido, vegetariano muito IN com opção de comida a peso - consigo uns 30 CHF, 23 €, por prato.

Desculpem o estilo telegráfico, os erros e a falta de fotos. Fica para a semana.

5 comentários :

Gi disse...

Mário, que bom lê-lo.

Eu adoro lagos, e o Constança é um dos meus preferidos, há anos que sonho passar umas férias por ali e andar de bicicleta :-)

Não se aflija com os acentos e as cedilhas, pode sempre corrigir os posts quando regressar.

Bom jantar, e boa música.

Moura Aveirense disse...

Steim am Rhein e as Rheinfalls são maravilhosas. O lago Constance é de sonho. Sinto muitas saudades dessa viagem que fiz em Agosto de 2007. No meu canto encontra por lá umas fotos ;)

Bom resto de viagem, Moura Aveirense

Paulo disse...

Sim, Mário. Continue a contar que nós queremos dar fé de tudo. Eu estou em pulgas para saber dos Mestres.

Boa récita.

Mário disse...

Gi,
Toda a gente anda de bicicleta por aqui, e ã volta do lago há uma pista muito frequentada. Deve ser um gosto.

Moura,
obrigado, havemos de trocar repetidos...

Paulo,
Só lamento que a primavera esteja atrasada - nem arvores floridas nem sardaniscas...só vaquinhas e muitos cisnes nos lagos. Assistir ã descolagem ou amaragem de um cisne só por si já é um espectaculo coreografado...

Alberto Velez Grilo disse...

Olá Mário

Boa récita. Depois conte tudo.

Um abraço