Quais 1001 noites árabes, quais noites de Verão tropicais ou algarvias! Mágicas, sim são estas - as do ártico. A foto é de um blog que costumo seguir, Kuummiut, de Carl Skou, onde há muitas mais da costa leste da Gronelândia, onde ele vive.
As noites luminosas são feéricas, o cenário é o de uma cascata de casinhas multicoloridas descendo a encosta ate à baía do Ártico; eu com certeza não adormecia, passava toda a noite embasbacado e a sonhar com viver ali...
De facto esta será a melhor altura do ano, os primeiros dias de verão, com algumas florzitas a abrir botões entre o gelo e o sol a permitir vida de esplanada e excursões de trenó ou kayak. Há quem coma gelados.
Quanto a qualidade de vida, não falta quase nada; um território imenso com 56 000 habitantes, um PNB de 1 200 milhões de dólares que dá 20 000 per capita, o que é perfeitamente europeu e mesmo melhor que o português. O IDH é 0.927, este bem acima do nosso.
Quem me segue desde o princípio já conhece esta minha atracção. Só mais algumas imagens clicáveis:
Ittoqqortoormiit, na costa leste
Aldeia de Qasigiannguit, já na costa oeste
Fotos que evidentemente não são minhas: Flickr, Picasa, Panoramio, PBase, TrekEarth, Arcticphoto
4 comentários:
Estou a ver que o Mário, um dia destes, se muda com armas e bagagens para o frio...
Já é tarde de mais, cara Gi, devia ter ficado por aquelas bandas quando estive na Noruega há muitos anos. Agora é só nostalgia.
Tarde de mais?
Eu ainda espero reformar-me num sítio maravilhoso. Só ainda não decidi qual.
Faz muito bem. É uma 3ª vida que temos pela frente.
Em princípio tenho a reforma preparada - casita à beira mar, sítio agradável, passeios e esplanadas - mas tenciono gastar as últimas forças a continuar a viajar, ir a concertos, etc.. Canso-me sempre deste país. Porque será ?
Enviar um comentário