quarta-feira, 9 de maio de 2012

Europa vinte vinte

A gente precisa ( ou se calhar "merece") de miragens de bem estar no futuro. Já tivemos "amanhãs que cantam" em múltiplas versões socialistas que marcaram a História, e vimos no que isso deu. Mas agora é a Europa.

Em inglês, "Europe 2020" (twenty twenty) é um projecto de crescimento para atingir determinados objectivos optimistas em 2020. Por cá, traduziram por "Europa vinte vinte", deve ser mais uma adenda jeitosa ao Acordo Ortográfico. E apregoam a coisa como se fosse o nosso horizonte de esperança. O site na net é um regalo de mapas, tabelas e gráficos. Parece que vem aí o Paraíso.

Desconfio disto como o diabo da cruz. A Europa, como tudo o mais que vale a pena, ou é hoje ou o mais certo é não ser nunca. Deixem-se de utopias a prazo, senhores, cuidem dos que vivem. E cuidem já desta Europa, a única que temos.

http://ec.europa.eu/europe2020/index_en.htm

2 comentários :

Gi disse...

Mário, Europe 2020 é mais uma mentira para enganar quem tem a memória curta, e não se lembra da Estratégia de Lisboa de 2000, em que se previa um fantástico crescimento europeu até 2010, "sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social".

Sem querer propriamente levar água ao meu moinho, deixo-lhe no entanto a ligação para este meu post de há dois anos sobre o assunto.

Não espero outro resultado do plano Europe 2020.

Mário disse...

Obrigado pelo link, Gi.

Está tudo dito...

Enviar um comentário